SISMEC recomenda e cobra.

Desde o dia 1.º de março, o Sismec  vem pedindo para, ao menos, participar do planejamento de medidas para a contenção da pandemia, mas a gestão não acolheu nosso pedido.

Não sentimos segurança nesse plano apresentado pela Secretaria de Saúde de Curitiba. Para nós, que conhecemos bem a rotina, fica claro que estão descobrindo uma parte muito importante do serviço para tentar cobrir outra.

A nosso ver, isso é um grande erro! Essa manobra da gestão deve liberar apenas 5 ou 10% de capacidade das upas. Não vai aliviar em nada. Além disso, a secretaria não deixou claro o que fará com os pacientes que estarão em observação ou com ou aguardando vagas nas unidades as 19:00 horas de todos os dias. Quem atendera as emergências aos domingos?

Enfim, acreditamos que retirar os profissionais de um atendimento para levar para outro não seria a opção mais adequada. É preciso fazer contratações. E há concurso válido, basta chamarem a lista de espera.

Nos últimos 15 dias, o Sismec vem recebendo inúmeras denúncias preocupantes de trabalhadores das unidades de pronto atendimento. Fomos a campo e constatamos que mais de 90% dos atendimentos das UPAS são de pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Apesar disso, a prefeitura está dando pouca importância à prevenção da contaminação distribuindo doentes, Inclusive, os doentes de Covid não estão tendo o atendimento e o isolamento apropriado. Isso coloca os profissionais e toda a população em risco!

Em visita às unidades hoje pela manhã, constatamos coisas graves. Falta de carrinho de emergência, de medicação e de insumos básicos para atendimentos emergenciais. Bem como a acessibilidade não esta adequada para pacientes em emergência.

Acreditamos que isso não vai terminar amanhã. Se não nos movimentarmos agora, acho que daqui 15 dias a situação estará muito mais grave.

O SISMEC recomenda a centralização dos doentes por COVID 19 em locais que comportem o maior numero de doentes possíveis, liberando as upas para atender as suas demandas. Lowk dow de 90% pelos próximos 5 dias, Vacinação em massa. Mas se a recomendação de um sindicato  especifico de profissionais da enfermagem não tem credibilidade, Srs Gestores ouçam os inúmeros cientistas e pesquisadores. Pois se estamos neste patamar há de se admitir que foi por falta de seguir recomendações dos especialistas no assinto.

Não temos mais tempo. As medidas deverão ser implementadas hoje!!!!